quarta-feira, 14 de julho de 2010

Florestas tropicais absorvem um terço do dióxido de carbono


Realizado primeiro estudo que contabiliza absorção global de CO2 pela vegetação terrestre


Um estudo publicado na revista "Science" indica que as florestas tropicais, como a Amazônia, são as "máquinas" de fotossíntese mais eficientes do planeta, na medida em que absorvem um terço do dióxido de carbono (CO2) que é retirado da atmosfera pelas plantas a cada ano.

Esta foi a primeira vez que cientistas calcularam a absorção global de CO2 pela vegetação terrestre: 123 biliões de toneladas de gás por ano, o dobro da quantidade absorvida pelos oceanos.

De acordo com Christian Beer, do Instituto Max Planck para Bioquímica (Alemanha) e co-autor deste estudo, as florestas tropicais são responsáveis por 34 por cento da captura, e as savanas por 26 por cento, embora ocupem o dobro da área.

O estudo analisou dados de uma rede internacional, a Fluxnet, que reúne centenas de torres que servem como postos de observação pelo mundo e analisam os fluxos de CO2 na vegetação ao seu redor.

Outro estudo, publicado na mesma edição da Science, indica que a temperatura tem pouca influência sobre a quantidade de carbono lançado pelas plantas quando elas respiram.

Anteriormente, os cientistas temiam que o aquecimento global pudesse acelerar as taxas de respiração, fazendo com que florestas se convertessem em fontes do CO2, factor que agravaria ainda mais o problema.
Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails