quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Buba e o Aquecimento Global

Criada pelo estúdio Mono 3D, a animação “Buba e o Aquecimento Global” mostra de forma divertida o que pode acontecer com os seres vivos caso nossas atitudes continuem contribuindo para o aumento da temperatura do planeta

Ao contrário do que muita gente pensa, o efeito estufa não é um fenômeno que faz mal para o nosso planeta. Na verdade, a vida na Terra só é possível graças a ele, que mantém a temperatura do planeta constante. O problema, como em quase tudo na vida, está no excesso: o homem anda lançando no ar uma quantidade maior do que poderia de alguns gases que formam a camada do efeito estufa – como o CO2 e o metano – e, por conta disso, a temperatura da Terra está mais alta do que deveria, gerando um problema que chamamos de aquecimento global e que ameaça a vida no planeta.

A situação está ruim para o nosso lado, mas ainda tem solução e, por isso, o pessoal do estúdio Mono 3D resolveu criar a animação “Buba e o Aquecimento Global” para conscientizar as pessoas de que o futuro do planeta depende das atitudes que tomamos no presente.
No filme, os personagens Buba, um homem das cavernas, e Dino, um dinossauro de estimação, se divertem com uma brincadeira que emite uma porção de gases do efeito estufa para a atmosfera: soltar puns. Empolgados, eles só pensam na própria diversão e não dão a menor bola para o mal que estão fazendo ao planeta, até que acabam sendo vítimas das próprias atitudes e morrem queimados, por conta do aquecimento global.
A ideia da animação – produzida por Rodrigo Olaio, que dividiu o roteiro da história com Eduardo Nakamura – é mostrar às pessoas que se continuarmos vivendo sem nos preocupar com as consequências das nossas atitudes podemos acabar extintos, como o dinossauro Dino. Mas a mensagem, claro, não é direcionada só para os “soltadores de pum”. Precisamos maneirar em todas as atitudes do dia-a-dia que, direta ou indiretamente, contribuem para o aquecimento global, como, por exemplo, deixar a luz do quarto acesa ou demorar demais no banho.

A animação “Buba e o Aquecimento Global” é o piloto de uma série para cinema 3D sobre meio ambiente que a Mono 3D pretende criar. Por enquanto, o estúdio procura patrocínio para continuar o projeto, mas já desenvolve a segunda história da série, junto com a roteirista Laura Barile: uma guerra entre Buba, Dino e as abelhas, em que, claro, no final, a natureza leva a melhor.

Planeta Sustentável: Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky

Assista, abaixo, à animação “Buba e o Aquecimento Global”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails