sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Responsabilidade ambiental é bom negócio para empresas

Segundo analistas, medidas dão retorno financeiro às empresas. Investimento da indústria em controle ambiental saltou 86,4% de 1997 a 2002, diz IBGE.
Com a sustentabilidade no centro do debate mundial, empresas brasileiras aproveitam a oportunidade de serem identificadas com um país rico em recursos naturais para atrair mais consumidores e investidores.
Frente aos alertas de aquecimento global e esgotamento de recursos, as companhias têm feito investimentos em tecnologias limpas, programas de redução ou anulação de emissões de carbono, reciclagem, conscientização de funcionários e restrições a clientes que não respeitam o meio ambiente.
Analistas ressaltam que as medidas não são apenas bom-mocismo e afirmam que elas dão retorno financeiro às empresas. Existem já índices em bolsas de valores que destacam as companhias mais responsáveis."As tendências de preocupação ambiental vêm aumentando substancialmente e o Brasil é um foco. A questão (da preservação) da Mata Atlântica e da Amazônia vai parar lá fora e as empresas, como as papeleiras, são muito cobradas", disse à Reuters Cibele Salviatto, especialista em sustentabilidade e responsabilidade corporativa da consultoria Atitude.
O professor de governança corporativa da Trevisan Escola de Negócios e diretor da Apimec Roberto Gonzalez lembrou que a pressão externa é ainda maior. "Na Europa, por exemplo, eles queriam saber de onde vinha o aço de todos os produtos comprados do exterior, se havia impacto ambiental na produção", relatou. "Outro setor bastante cobrado é o petroquímico, que causa alto impacto ambiental e os clientes europeus começaram a exigir responsabilidade sócio-ambiental".

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