quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vencedora do MPE Brasil neutraliza carbono através do Programa Plante Bonito

Primeiro lugar na categoria Turismo do MPE Brasil 2010 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, a Agência Ar continua focada na excelência e customização de seus serviços e, mais ainda comprometida com o respeito à natureza.

Demonstrando que o investimento da empresa não está focado apenas na gestão de qualidade, a Agência Ar fez novamente uma parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, através do Programa Plante Bonito, para neutralizar os gases causadores do efeito estufa decorrentes da atividade da agência entre os meses de novembro e dezembro de 2010 e janeiro de 2011.

A Ar já havia neutralizado os 12 meses anteriores e gostaria de estar em dia com sua responsabilidade ambiental. A empresa acredita que a natureza é seu mais valioso parceiro, pois apenas através dela é possível oferecer aos turistas uma das melhores experiências de suas vidas.

O Programa Plante Bonito, responsável pelas neutralizações da agência, é realizado desde 2007. Seu objetivo, além de recuperar áreas degradadas, é trabalhar em conjunto com produtores rurais, empresários e comunidade local para ensinar como fazer a recuperação de uma área, ou seja, gerando capacitação, conhecimento e responsabilidade ambiental.

Prêmio MPE Brasil

Um tratamento completamente personalizado e disponível 24 horas por dia garantiu à Agência AR, empresa do Mato Grosso do Sul especializada em ecoturismo, o primeiro lugar na categoria Turismo do MPE Brasil 2010 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. A Agência AR competiu com pequenos negócios do segmento turístico das 27 unidades da federação e saiu vitoriosa.

O diferencial do empreendimento, criado há seis anos com matriz em Bonito (MS) e duas filiais em São Paulo (SP) e Miranda (MS), segundo o proprietário, Alex Furtado, é o tratamento oferecido ao cliente. A AR também possui duas importantes certificações de qualidade: a ISO 9011 e a ISO 14.001.
“Investimos muito em gestão da qualidade. Nossos processos de atendimento são inovadores. Oferecemos desde o táxi que leva o cliente ao aeroporto a tudo o que ele precisa enquanto está no destino, do aluguel da máquina fotográfica à contratação de babás, passando por serviços emergenciais, como dentistas e mecânicos para consertar veículos”, exemplifica.
Agrega muito valor aos serviços da AR o fato de eles serem oferecidos 24 horas por dia, o que garante que os clientes tenham acesso a qualquer momento. É comum que turistas de outros países comprem seus pacotes durante a madrugada, em função da diferença de fuso horário.
Esta foi a primeira vez que o empresário concorreu ao MPE Brasil. “Ser considerado o melhor do turismo entre as micro e pequenas empresas de todo o país é muito importante. Trata-se de um reconhecimento ao nosso trabalho e com certeza vamos usar isso como ferramenta de marketing”, afirma.

Fonte: MS Notícias

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO

Em 2009, com a expansão dos programas de neutralização de carbono no Brasil, o IASB desenvolveu uma metodologia, baseado nos padrões e metodologias propostos pelo IPCC, pela UNEP e pelo programa GHG Protocol Internacional e do Brasil, para inventário das emissões de carbono de uma atividade, e consequente neutralização através do plantio de mudas. Assim, é feito o cálculo do número de árvores necessárias para neutralizar uma atividade com base em um inventário de emissões, e o plantio é feito pelo Programa Plante Bonito. O objetivo do desenvolvimento desta metodologia foi possibilitar a expansão do Plante Bonito, angariando um maior número de empresas patrocinadoras, e assim poder recuperar mais áreas, e auxiliar na melhoria da qualidade ambiental da região.

Assim, empresas, organizações, escolas e pessoas físicas tiveram um estímulo a mais para patrocinar as mudas de árvores nativas utilizadas nos plantios.

Atualmente pode ser realizado o cálculo da neutralização de carbono para eventos, atividades empresariais (agências, hotéis, supermercados, consultórios, etc) e publicações. Através de um formulário para inventário das emissões de carbono os interessados passam informações como consumo de energia, combustível, geração de lixo, freqüência de viagens, dentre outros dados. A partir daí é gerado um laudo técnico contendo a quantidade de carbono emitido e o número de árvores a plantar.

As empresas participantes recebem um certificado e um selo para expor em seus meios de divulgação.

O IASB ressalta que planta as mudas buscando sua “vida eterna”, pois a absorção de carbono se dá ao longo do crescimento da árvore. Para isso, além do plantio, realiza monitoramentos durante 24 meses após o plantio e repõe as que não sobreviverem, na busca de garantir não só a sobrevivência das árvores, mas o sequestro de carbono da atmosfera.

Como a região de Bonito possui uma mistura de domínios/biomas (vegetação): Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Chaco, se torna essencial a proteção e principalmente, a recuperação dos ambientes degradados. Além da questão ambiental, a Serra da Bodoquena protege as nascentes que abastecem os municípios de entorno, bem como o Pantanal. Então, investir no plantio de mudas, garante a proteção da biodiversidade, qualidade de vida e incentiva a recuperação e conservação dos remanescentes de Mata Atlântica que ainda existem na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails