quinta-feira, 14 de julho de 2011

Países amazônicos se unem para medir desmatamento

A OTCA - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica anunciou nesta segunda-feira, 11 de julho, que iniciará em agosto uma série de estudos que pretendem definir a taxa de desmatamento do bioma.

Formada por representantes dos oito países amazônicos, a OTCA tem a intenção de harmonizar os critérios de medição de perda de área verde, que variam de nação para nação, e assim definir, com maior precisão, o grau de contribuição de cada atividade para o desmatamento da Amazônia.

Os estudos serão comandados por especialistas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e, segundo a OTCA, serão usados como fonte de pesquisa em futuros planos estratégicos de combate ao aquecimento global.

O anúncio foi feito em Quito, no Equador, durante reunião da OTCA. Na ocasião, o diretor-executivo da organização, Mauricio Dorfler, também divulgou o interesse da instituição em realizar, paralelamente, estudo sobre os recursos hídricos fronteiriços da Amazônia, para criar melhores políticas de uso da água no bioma.


Fonte: Portal Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails