quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brasil não protege as suas florestas


O Brasil continua sem reverter a tendência de aumento na devastação das matas e teima em não ter políticas de recuperação de áreas florestais degradadas, afirma o artigo da BBC Brasil. Aliás, no grupo dos países com a Rússia, a Índia e a China (BRIC), que, juntamente com o Brasil, se destacaram pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento, a nação brasileira é mesmo aquela que menos protege as suas florestas.

A conclusão é do estudo “Um Resumo do Status das Florestas em Países Seleccionados”, que avança que, por terras de Vera Cruz, nas últimas seis décadas, a cobertura florestal diminuiu de 76% para 56%. Enquanto as outras três nações do BRIC já ultrapassaram a fase de desmatar em nome do crescimento econômico e, actualmente, apresentam números de reflorestamento, o Brasil prossegue com uma tendência de aumentado na devastação do seu patrimônio florestal.

Segundo os dados da pesquisa, do Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia e da Proforest, a cobertura florestal na Rússia aumentou cerca de 15% nos últimos 60 anos, sendo que, no mesmo período, na Índia, o crescimento foi de 22% para 23% e, na China, a reflorestação chegou mesmo aos 10%. A diferença parece residir na falta de incentivos do governo para a recuperação ambiental a e ausência de novas leis ambientais, mais modernas, que protejam as matas e incentivem ao reflorestamento.

O estudo “Um Resumo do Status das Florestas em Países Seleccionados” está disponível na íntegra no site da Imazon.




Fonte: Portal Painel Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails