terça-feira, 3 de abril de 2012

Brasil bate recorde de adesões na Hora do Planeta


No Rio de Janeiro, famílias e jovens celebraram a Hora do Planeta na cidade maravilhosa na praça do Arpoador. A festa teve iluminação de LED e foi animada por música, artistas circenses e grupo de dança.   Em Brasília, o evento foi celebrado no parque ecológico Olhos D´ Água. Ao todo, 133 cidades brasileiras aderiram ao movimento, que este ano contou com a participaçãode todas as capitais do país. Nas cidades que participaram do evento, 580 monumentos tiveram suas luzes apagadas.

Hora do Planeta 2012 com muita arte e música em frente ao mar do Rio de Janeiro

Em um cenário inspirador, com a praia de Ipanema e vista para o Morro Dois Irmãos de um lado, o mar de Copacabana e as pedras do Arpoador do outro, centenas de pessoas celebraram a Hora do Planeta 2012 no Rio de Janeiro.   O evento começou cedo, por volta das 17h. Em clima de festa de rua, artistas populares alegraram o pré Hora do Planeta com acrobacias, saltos, palhaçadas e esculturas infláveis. Os responsáveis pela animação foram os grupos cariocas: Será o Benidito? e Barracão Maravilha.  Crianças e famílias aproveitaram a programação. "Elas se divertem e nós aproveitamos para conscientizá-las explicando porque vai apagar", disse Roberto Pons, morador de Ipanema, que participou do evento.

O Apagão

Às 20h30, as luzes se apagaram, as lanternas se acenderam e a música começou a tocar.  Os representantes das empresas patrocinadoras, da prefeitura da cidade e do WWF-Brasil desligaram o interruptor que apagou simbolicamente os monumentos da cidade. O Arpoador também ficou no escuro. 
Participaram da cerimônia a representante da TIM, Glória Rubião, o diretor comercial de operações do Pão de Açúcar, Paulo Drago, o secretário de conservação do Rio de Janeiro, Carlos Osório, o diretor presidente da Rio Luz,Henrique Pinto,a Superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil, Regina Cavini, e o secretário de Meio Ambiente do estado do Rio, Carlos Minc,. "Para o Rio de Janeiro é um orgulho sediar a Hora do Planeta. Temos  a missão de fazer do Rio de Janeiro uma referência em sustentabilidade e aproveitamos a ocasião para pedir aos cariocas que sejam sustentáveis", disse o secretário Carlos Osório. De acordo com  Carlos Minc, "a  Hora do Planeta é o apagar das luzes para acender uma ideia que vai fazer a diferença".

As luzes de LED iluminaram o ambiente e centenas de pessoas, de  rosto pintado com tinta brilhante dançaram ao som da música discotecada pelo Nuvem Móvel,  grupo de artistas cariocas que promove festas itinerantes e usa equipamentos de som montados em bicicletas com sistema movido a bateria recarregável.  Os dançarinos do grupo Pague e Leve completaram o cenário lúdico da festa dançando com o corpo coberto de luzes coloridas ao lado de malabaristas e pirofagistas (artistas que fazem performance engolindo fogo).  "A Hora do Planeta é uma iniciativa legal que chama a atenção para uma causa, mas é preciso continuar, não basta fazer isso durante uma hora", disse a artista plástica Debora Jacomo, que ano passado apagou as luzes de sua casa e este ano resolveu vir conferir a celebração no Arpoador. Jacomo disse que, como seu compromisso é ir além da Hora, vai separar e reciclar seu lixo.

A estudante de biologia de 17 anos, Giuliana Ferrari, também participou  do ato simbólico pelo meio ambiente no Arpoador. Afiliada ao WWF-Brasil há dois anos, ano passado ela acompanhou a Hora do Planeta na orla de Copacabana. "Desde criança eu sempre gostei da naturezae fui crescendo e aprendendo que realmente minhas ações têm impacto", reforçou Giuliana, que se comprometeu a "maneirar" no consumo de embalagens plásticas. Regina Cavini, do WWF-Brasil destacou  que o esforço de divulgação e organização da Hora do Planeta é sempre gratificante. "É o quarto ano do movimento no Brasil e a cada ano conseguimos espalhar mais longe a mensagem de que é preciso agir para combater as mudanças climáticas e proteger a vida no nosso planeta", afirmou.

"As cidades estão engajadas - são 133 municípios, entre os quais todas as capitais do país, o que é um número incrível - assim como as empresas e cidadãos. Ver toda essa adesão nos enche de esperança  de que é possível um  futuro em que as  pessoas vivam em harmonia com a natureza", completou a superintendente.  Às 21h30, as luzes se acenderam novamente, mas a mobilização continua. Cada um pode agora usar a sua criatividade para continuar fazendo a diferença.



Fonte: Porta REPAMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails