sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Uma Viagem pelo Pantanal


Vídeo produzido pelo WWF-Brasil mostra belezas naturais, ameaças e exemplos de projetos de conservação apoiados pela ONG no Pantanal, maior área úmida continental do planeta e berço de uma das maiores biodiversidades do mundo.


As imagens foram captadas em uma viagem de campo organizada pelo WWF-Brasil no ano passado com o produtor de vídeo Marco Sarti e o fotógrafo Adriano Gambarini. O objetivo foi registrar, por meio de fotos e imagens de vídeo, o Pantanal e áreas do Cerrado na Bacia do Alto Paraguai. 



Durante três semanas, percorremos de carro, avião e barco mais de dois mil quilômetros no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, produzindo imagens de paisagens, fauna e flora e de pessoas que vivem na região. Registramos também áreas degradadas e projetos de conservação apoiados pelo WWF-Brasil. 



Entre esses projetos, está a Associação de Mulheres Amor-Peixe, de Corumbá (MS), que produz artesanato com couro de peixe. Visitamos também as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Buraco das Araras e Rio da Prata, nos municípios de Jardim, e Neivo Pires (Miranda/MS). Em Corguinho (MS), conhecemos as RPPNs Vale do Buggio e Gavião de Penacho e, em Aquidauana, visitamos a fazenda de turismo ecológica e produção orgânica São José (pousada Aguapé), onde produzimos imagens do Rio Aquidauana, da paisagem e de animais do Pantanal.



O roteiro incluiu também a fazenda de pecuária orgânica Rancharia, no Pantanal da Nhecolândia, onde o meio de transporte para se chegar na maior parte do ano é só o avião. Além da fazenda, sobrevoamos a imensa planície alagável, do Pantanal da Nhecolândia até Corumbá, registrando imagens das lagoas e salinas que compõem a paisagem pantaneira, uma visão única e especial desta que é uma das mais belas e remotas regiões do Pantanal. 



Mas nem só de belezas naturais vive o Pantanal. Ele também sofre os efeitos da degradação causada pelo uso não sustentável da terra, principalmente nas regiões de planalto, onde está a maior parte de suas nascentes. Na planície, os maiores impactos são os projetos de construção de hidrelétricas, mineração e estradas. 



Durante nossa viagem, registramos também plantações de milho e cana e campos de pastagens. Nas estradas que cortam o Pantanal sul-mato-grossense, vimos com tristeza muitas cenas de animais mortos por atropelamentos. 



No Mato Grosso, visitamos o município de Reserva do Cabaçal, uma área com muitas nascentes de rios que abastecem o Pantanal, mas que sofre com problemas de voçorocas, devido ao mau uso da terra. Na região, o WWF-Brasil apoia um projeto de recuperação de solo degradado em nascentes, em parceira com a comunidade local. 



O roteiro incluiu também três dias na Estação Ecológica Taiamã, uma área protegida situada em uma ilha no meio do Rio Paraguai, a cerca de 6 horas de barco de Cáceres (MT). A reserva é ambientalmente muito importante por estar em uma área de reprodução de peixes. É também o habitat para uma grande variedade de aves e muitos mamíferos, incluindo a onça-pintada, e possui uma beleza cênica que impressionante. 



A viagem resultou na produção de quase duas mil fotos de paisagem, fauna, flora, pessoas e projetos, além das imagens que resultaram na edição deste vídeo sobre o Pantanal. 



Veja o vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails