quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Comunicado sobre a área de plantio do Parque Ecológico Rio Formoso

O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB vem através deste comunicar ao público informações sobre a atual situação que se encontra a área do Parque Ecológico Rio Formoso, onde a instituição realizou um plantio de 400 mudas de árvores nativas.

Em 2009, durante a I Edição do evento Empresários em Ação, realizamos o plantio de 400 mudas na mata ciliar do rio Formoso, localizada no Parque Ecológico Rio Formoso.

O IASB foi responsável pelo plantio, bem como pelo monitoramento das mudas e reposição das mesmas caso viessem a morrer, pelo período de 2 anos. A manutenção sempre foi /é/será de responsabilidade do proprietário da área.

No período de monitoramento foi observada a morte de pelo menos 15% das mudas. No entanto, as mudas sofreram várias interferências que retardaram seu desenvolvimento. Podemos citar em primeiro lugar a falta de manutenção, que permitiu a formação de touceira altas, abafando as mudas e dificultando sua visualização da estrada, seguida pela infestação do arbusto Mamona, excesso de calcário no solo e geada (por ser uma região de baixada, muito próxima ao rio). Hoje, diversas mudas encontram-se vivas, e muitas apresentam processo de rebrota. Sendo por isso que continuam pequenas.

Assim, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, vem por meio deste informar aos patrocinadores do Empresários em Ação (2009), que tem total conhecimento do problemas encontrados na área de plantio no Parque Ecológico Rio Formoso e que já está providenciando o replantio e limpeza das mudas sobreviventes.

Assim que tivermos a data de plantio, comunicaremos a todos.

Caso necessitem de alguma informação adicional, favor entrar em contato pelo e-mail secretaria@iasb.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails