sábado, 19 de janeiro de 2013

IASB lança calculadora de neutralização de viagens, uma ótima ferramenta para as agências de turismo

Durante a realização de nossas atividades diárias, emitimos uma grande quantidade de gases conhecidos como Gases do Efeito Estufa (GEEs), que são responsáveis por incrementar o chamado Efeito Estufa, alterando a temperatura global e causando mudanças climáticas, as quais geram diversas consequências adversas ao planeta. A principal forma de colaborar para a mitigação das mudanças climáticas é adotar atitudes para reduzir as emissões dos GEEs. 

Outra possibilidade é a neutralização dos gases emitidos por uma atividade através do plantio de árvores, que durante seu crescimento irão absorver o gás carbônico (um dos principais GEE's) e fixá-lo em suas estruturas biológicas. 

Para difundir esta prática e facilitar a quantificação do carbono emitido o IASB lançou na versão on line a Calculadora de Neutralização de Viagem, inicialmente uma ferramenta  específica para calcular a quantidade de carbono emitido durante uma viagem para qualquer destino do Brasil. Nessa calculadora o internauta deverá fornecer algumas informações, como por exemplo, o trecho aéreo percorrido ou a ser percorrido, quantidade de dias gastos pela viagem e quantas pessoas estão participando. Aí é só clicar em calcular e será informado a quantidade de carbono emitido e quantas árvores serão necessárias para neutralizá-lo.

A calculadora bilíngue (português e inglês) encontra-se em fase de testes e é específica para calcular a neutralização de viagens realizadas através de transporte aéreo. Trata-se de uma ferramenta que pode ser muito útil para agências de viagem interessadas em ofertar aos seus clientes a opção da neutralização, remetendo o mesmo para o exercício da cidadania ambiental.

Para ter acesso a Calculadora de Neutralização de Viagem, clique aqui.

Já calculou suas emissões? Entre em contato com o IASB e participe do Programa Plante Bonito.

A elaboração da Calculadora foi apoiada pelo Fundo Socioambiental CASA, patrocinador do projeto de reestruturação do Programa Plante Bonito.


Programa Plante Bonito
O Plante Bonito é uma alternativa pioneira de recuperação das matas nativas da Serra da Bodoquena.

Com o apoio das pessoas está sendo possível reflorestar áreas desmatadas, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e consequentemente, a manutenção de todas as formas de vida que dele dependem.

As mudas adquiridas ficam sob responsabilidade do IASB para serem plantadas em áreas selecionadas no município, onde existe a necessidade de iniciar um processo de recuperação.

O IASB fica a cargo de plantar as mudas e monitorá-las num período de 02 anos a partir do plantio, buscando acompanhar o desenvolvimento e garantir a sobrevivência das mesmas.

Cada muda custa R$ 12,00 (doze reais). No valor das mudas está incluído o valor da equipe técnica responsável pelo plantio e monitoramento, o plantio, as visitas de monitoramento no período citado acima e, o transporte necessário para visitar a área em recuperação.

Para aderir ao Programa entre em contato com o IASB pelo e-mail: iasb@iasb.org.br ou pelo fone: 67 3255-1920 e solicite maiores informações.

Investir no Plante Bonito é uma atitude de princípio, de envolvimento com uma causa de interesse da humanidade e do Planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails