quinta-feira, 13 de agosto de 2015

WWF-Brasil promove filme sobre Código Florestal no FICA

A maratona cinematográfica do 17º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA começa nesta terça-feira (11), na cidade de Goiás (GO). Trata-se de um dos mais expressivos festivais de cinema com temas ligados ao meio ambiente em todo o mundo. Serão exibidos cerca de 300 filmes nacionais e internacionais em mostras competitiva e paralela. O WWF-Brasil promoverá durante o evento a exibição especial do longa-metragem A Lei da Água. A sessão gratuita será no dia 16, às 16h, no colégio Sant’Ana.
A apresentação do filme faz parte do Fórum Ambiental, evento paralelo que agregará discussões técnicas, políticas e científicas ao tema relacionado à água, escolhido para ser uma espécie de eixo conceitual que vai permear os debates durante o 17º FICA.

Acompanhe a programação. 

Assinado pelo diretor André D’Elia, A Lei da Água é um documentário brasileiro que explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no país e revela os impactos da lei florestal aprovada pelo Congresso na vida dos brasileiros.

O filme foi realizado com o apoio do WWF-Brasil, Instituto Socioambiental – ISA, Fundação SOS Mata Atlântica, Associação Bem-Te-Vi Diversidade e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

O documentário faz as conexões da delicada relação entre a conservação das florestas, a produção de alimentos e a abundância dos recursos hídricos. Alguns cientistas já advertem que os problemas enfrentados desde o ano passado com a oferta de água serão muito piores no futuro se não houver a devida implementação do Código Florestal.

A lei prevê que quem desmatou nas margens de rios, topos de morro e avançou além das Reservas Legais tem o dever de recuperar a vegetação. Se isso não ocorrer, o país poderá enfrentar situações ainda mais drásticas no fornecimento de água. Sem contar os impactos sobre a biodiversidade e o clima.

Ao dar voz a agricultores e especialistas, A Lei da Vida apresenta técnicas agrícolas sustentáveis bem sucedidas e casos em que a degradação ambiental exacerbada impede a continuidade de qualquer tipo de cultivo ou criação de animais. Conta ainda com a colaboração de cientistas e parlamentares que apoiam a Ação Direta de Inconstitucionalidade do novo Código Florestal no Supremo Tribunal Federal, e assume um compromisso com a sociedade brasileira ao mostrar como a lei ambiental afeta a vida de cada cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails