segunda-feira, 15 de março de 2010

Projeto proporciona responsabilidade sócio ambiental para as empresas


Atualmente, a responsabilidade sócio ambiental tornou-se um fator de competitividade para os negócios. Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes.



Pelo retorno que traz - em termos de reconhecimento (imagem) e melhores condições de competir no mercado, além de contribuir substancialmente para o futuro do país - o movimento da responsabilidade sócio ambiental vem crescendo muito no Brasil. O negócio baseado em princípios socialmente responsáveis não só cumpre suas obrigações legais como vai além. Tem por premissa relações éticas e transparentes e, assim, ganha condições de manter o melhor relacionamento com parceiros e fornecedores, clientes e funcionários, governo e sociedade. Ou seja: quem aposta em responsabilidade e diálogo vem conquistando mais clientes e o respeito da sociedade.



Campanhas, mudanças de hábitos quanto o lixo e consumo de água, bem como a participação em iniciativas de Educação Ambiental, são ações que a empresa pode executar com seus funcionários. No entanto, adotar ações ambientais mais abrangentes, fora da empresa, gera custos ainda maiores, se tornando pouco atrativas aos empresários. Além disso, na sua maioria, quando promovidas pelas empresas, são consideradas ações pontuais.



Desta forma, apoiar projetos de instituições não-governamentais pode ser uma boa solução para as empresas preocupadas com o meio ambiente. Diversas ONG's desenvolvem projetos cujos temas estão relacionados à recuperação ambiental, neutralização de carbono e adoção de florestas. Estes projetos podem receber patrocínios de empresas ambientalmente responsáveis. Assim, elas podem associar sua imagem ao projeto desenvolvido, apoiando uma ação ambiental de esfera maior.



Exemplo de um projeto apoiado por empresas é o Programa Plante Bonito, realizado pela ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB em Bonito/MS. Trata-se de um projeto pioneiro para a região, cujo objetivo é reflorestar as matas nativas da Serra da Bodoquena. As mudas utilizadas nos plantios são patrocinadas por empresas de diversos ramos, como também por pessoas físicas e escolas.



Através deste apoio, o Programa Plante está tendo possibilidade de reflorestar áreas desmatadas, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e consequentemente, a manutenção de todas as formas de vida que dele dependem. Além disso, o Programa vem propiciando resultados impressionantes para o bom conceito que as empresas participantes têm no mercado e, na opinião pública. Seus clientes sabem que estão contribuindo ainda que indiretamente com a conservação dos recursos naturais de Bonito e região.



Funciona assim: A adesão das empresas é feita através da assinatura de um Contrato de Doação com Encargo, onde a mesma estipula a quantidade de mudas a ser patrocinada e o período do patrocínio. As mudas adquiridas ficam sob responsabilidade do IASB para serem plantadas em áreas selecionadas na região da Serra da Bodoquena, onde existir a necessidade de iniciar um processo de reflorestamento.



As empresas patrocinadoras das mudas poderão participar do plantio e utilizar as fotos e informações para divulgação, mostrando o apoio dispensado ao Programa Plante Bonito. O IASB fica a cargo de plantar as mudas e monitorá-las num período de 2 anos a partir do plantio, buscando acompanhar o desenvolvimento das mudas e garantir a sobrevivência das mesmas. No valor das mudas está sendo considerado o valor da equipe técnica responsável pelo plantio e monitoramento, o plantio na área selecionada, as visitas de monitoramento no período citado acima e, o transporte necessário para visitar a área reflorestada.



Resumindo: O IASB, através do Plante Bonito, oferece a empresas a oportunidade de associar sua imagem à causa ambiental. A empresa ao investir no Plante Bonito demonstrará uma atitude de princípio, de envolvimento com uma causa de interesse da humanidade e do Planeta.



Para saber mais sobre o Plante Bonito, os empresários podem entrar em contato com o IASB pelo fone: 67 3255-1920, pelo e-mail: iasb@iasb.org.br ou visitar o escritório à Rua Cel. Pilad Rebua, nº 1.348, 2º Piso - Centro, Bonito/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails