A poluição causada pelo mau uso do solo é um dos assuntos a serem abordados na XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, que será realizada em Teresina, nos dias 8 a 13 de agosto, no Rio Poty Hotel.
O pesquisador da Embrapa Agrobiologia, do Rio de Janeiro, Dr. Robert Boddey irá abordar a temática “Impacto potencial da intensificação da produção de bovino de corte nas emissões de Gases Efeito Estufa”, palestra a ser proferida no dia 11 de agosto, a partir das 8 horas.

Segundo o estudo, neste bioma as raízes podem representar maiores estoques de carbono do que aquelas presentes na biomassa aérea. Inevitavelmente, as raízes se decompõem e grande parte do carbono nelas estocado acaba sendo perdido com o dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. O CO2 é um dos gases que mais poluem a atmosfera.
Nos anos 70 a 90, a braquiária foi bem adaptada às condições de acidez do solo e à baixa fertilidade, o resíduo dos fertilizantes utilizados para a lavoura de grãos foi suficiente para estabelecer pastagens de boa produtividade. Entretanto, a grande maioria dos pecuaristas da região explorou essas pastagens ao longo dos anos com altas (inapropriadas) taxas de lotação de bovinos, praticamente sem correção do solo e fertilização. Em consequência, grandes áreas das pastagens plantadas nos últimos 30 ou 40 anos se encontram em estado avançado de degradação.
Desde os anos 80, a fronteira agrícola vem avançando sobre o Cerrado em direção a Amazônia. Soja e cana de açúcar já ocupam grandes áreas nesta região. Como se tratam de “commodities” agrícolas para exportação, os produtores de soja e etanol e açúcar no exterior vêem com crescente preocupação a concorrência do agronegócio brasileiro. Em função disso, países do primeiro mundo alegam que a expansão das áreas de soja e cana no Brasil promove o desmatamento, e consequentemente induz a grandes emissões de CO2 pela redução dos estoques de carbono da vegetação nativa e do solo.
O pesquisador alega que a concentração de carbono no solo é importante para evitar aumento das Emissões de Gases Efeito Estufa, no entanto, se houver desmatamento para plantio e criação de gado sem promover a fertilização e o bom manejo do solo onde estes animais pastam, certamente pode haver perda de carbono do solo e somente com estudos mais avançados é que se pode afirmar o grau de degradação do meio ambiente.
A XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água está com inscrições abertas no site www.cpamn.embrapa.br/rbmcsa. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e tem realização da Embrapa Meio Norte, UFPI e apoio do Governo do Estado do Piauí. A organização é da Radical Produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário