quinta-feira, 15 de julho de 2010

Programa Plante Bonito: agora é possível neutralizar suas emissões de carbono

Iniciativa em Bonito/MS estimula proprietários rurais a protegerem as florestas nas margens de rios, que são fundamentais no controle da erosão ao mesmo tempo em que promovem a mitigação do aquecimento global.


O Programa Plante Bonito, uma iniciativa do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB, lança oficialmente em janeiro o serviço de neutralização de carbono para empresas e eventos.


Com aproximadamente 3.000 mudas já plantadas através do Programa, o IASB pretende impulsionar a prática de recuperação do meio ambiente e atender empresas interessadas em neutralizar suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em áreas que trazem benefícios ambientais extras, como as matas ciliares.


A neutralização das emissões de uma determinada atividade ou empresa acontece através do plantio de árvores, que são responsáveis pela absorção de CO2 durante o seu crescimento. Matas ciliares preservadas, contudo, trazem benefícios muito além do carbono, principalmente para manutenção dos recursos hídricos da região. A mata ciliar tem um papel essencial no controle da erosão e na manutenção da qualidade da água, evitando o carregamento de sedimentos para o rio e protegendo as margens de desmoronamentos. Além disso, esta mata serve de corredor, ligando remanescentes florestais e abriga diversas espécies de plantas e animais.


Os cálculos da neutralização de carbono praticados pelo Programa Plante Bonito são baseados nos padrões e ferramentas do GHG Protocol e não visa a precisão absoluta, mas sim a quantificação de modo estimado. Usos como o transporte, a eletricidade e o gás, além do despejo de resíduos e outros itens são levantados nas empresas para que se chegue ao número de árvores que precisam ser plantadas. A quantidade de árvores necessárias para neutralizar as emissões de uma atividade específica é encontrada através da multiplicação entre os fatores de emissão e as atividades emissoras de GEEs (Gases do Efeito Estufa), como a quantidade de resíduos sólidos gerados, consumo de energia, dentre outros.


Como forma de evidenciar que suas emissões de CO2 foram neutralizadas, as empresas recebem certificado de neutralização pelo Programa Plante Bonito, o qual pode ser utilizado nos produtos, sites ou anúncios publicitários, tornando pública sua atitude de não agressão ao meio ambiente e de compromisso com o futuro sustentável do planeta.


Pioneiras nesta iniciativa, duas empresas de turismo, a Agência Volans Tour – LTN Brasil – CGR e a Agência Ar, localizadas respectivamente em Campo Grande e Bonito, municípios de Mato Grosso do Sul, neutralizaram suas atividades pelo período de um ano. Essas empresas reconheceram a necessidade de reduzir as suas emissões e, de forma voluntária, aderiram ao Programa Plante Bonito neutralizando as atividades das agências através do plantio de árvores.


O que nos motivou a neutralizar nossas emissões de carbono foi nossa própria missão como empresa. A responsabilidade ambiental e social sempre foi o norte de nossa empresa e ao participar de uma comunidade devemos reverter qualquer ação poluidora – gerando sustentabilidade e principalmente gerando um efeito dominó, fazendo com que mais empresas busquem isso. Para a Agência Ar o pioneirismo é fundamental”, afirma Alex Furtado, proprietário da Agência Ar.


Na prática, o Programa Plante Bonito acredita que a adesão à neutralização será uma maneira de diferenciar as empresas com real responsabilidade social e ambiental, das que apenas praticam o marketing verde, sem maiores compromissos ou responsabilidades.


Trata-se de uma pequena ação, que ser for replicada, poderá trazer grandes impactos na melhoria da qualidade de vida das próximas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails