segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ExpoBonito 2010 começa nesta segunda-feira com diversas atrações

A segunda edição da Exposição Agropecuária de Bonito-MS, ExpoBonito, tem início nesta segunda-feira (02) e segue até o dia 08 de agosto, domingo, no Parque de Exposições Leôncio de Souza Brito. Pecuária e natureza estarão juntas, neste que é considerado um paraíso ecológico reconhecido e visitado por turistas de todas as partes.

“A feira é de extrema importância para a cidade. Estamos agregando a pecuária sustentável de nossa região às atividades turísticas, mundialmente conhecidas”, destaca Denílson Augusto da Silva, presidente do Sindicato Rural de Bonito, que promove a exposição.

Diversas atrações estão programadas para a feira; entre elas, julgamento de mais de 450 bovinos da raça Nelore, leilões de gado de corte e elite, exposição de animais pet, apresentações artísticas e shows musicais das duplas sertanejas Batô e Fernando, Munhoz e Mariano, Alex e Yvan, Thúlio e Thiago, Guilherme e Falcão, e do cantor Rominho e banda.

A ExpoBonito 2010 começa logo após o Festival de Inverno da cidade, outro evento bastante conhecido, o que, para o presidente do Sindicato Rural, é um fato com influência positiva para a região. “Isto representa mais um incentivo aos hotéis, às agências de turismo e a todo o comércio em geral. É uma forma de estendermos a alta temporada, ganhando mais uma semana de movimento na cidade e agradando a todo tipo de turista que vier nos visitar”, enfatiza.

Para Cícero Peralta, presidente do Conselho Municipal de Turismo do município, o Comtur, a exposição “é um evento muito importante, que veio para ficar, pois, em pouco tempo de existência, já é uma das maiores feiras agropecuárias do Mato Grosso do Sul”.

Comprometimento com o meio ambiente
O Sindicato Rural firmou para este ano uma parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, IASB, organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos que, desde 2002, desenvolve diversas ações voltadas para a recuperação e manutenção da qualidade da água, do solo e da vegetação das microbacias localizadas em Bonito e região.

O IASB realizou um estudo dos impactos que poderão ser causados pela feira com o fluxo de pessoas, veículos e animais durante o período da exposição e concluiu que será realizado na segunda quinzena de setembro, início da estação chuvosa, o plantio de 165 árvores de espécies nativas, para neutralizar o valor de emissões de CO2; é o chamado sequestro de carbono.

“É uma atitude louvável dos organizadores do evento, principalmente, porque a ação não é obrigatória. Já na segunda edição da feira, os pecuaristas mostram que essa preocupação não fica somente no discurso. É bom saber que estamos todos atentos à necessidade de preservação do meio ambiente”, frisa a bióloga Liliane Lacerda, coordenadora do IASB.

O Instituto vai monitorar por um período de 2 anos as mudas e cuidará da reposição, caso haja alguma perda. Através do Plante Bonito, programa criado em 2006, o IASB vem realizando um trabalho pioneiro de recuperação das matas nativas da Serra da Bodoquena.

A programação completa da ExpoBonito 2010 encontra-se disponível no site do evento (www.expobonito.com.br/programacao).

FONTE: Bruno Navarros – Ass. de Imprensa ExpoBonito 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails