quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto de lei prevê plantio de árvores em áreas de pecuária em MS

Proposta de lei, apresentado pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) na sessão dessa terça-feira, dia 03 de agosto, prevê o plantio e a manutenção de bosques nas áreas de pecuária em Mato Grosso do Sul.


Conforme o projeto, além da área de preservação ambiental já exigida pela legislação federal, o pecuarista deverá, se a iniciativa for aprovada, reservar 10% da pastagem para o plantio e manutenção de árvores nativas ou exóticas.


Na justificativa, o parlamentar lembra que, no mês passado, morreram cerca de 2,9 mil cabeças de gado por conta do frio.


De acordo com os dados da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), o prejuízo dos pecuaristas ultrapassa R$ 3 milhões, atingindo 15 municípios sul-mato-grossenses.


Para Pedro Kemp, além da proteção ao gado nos dias de muito frio, a plantação em alguns trechos do pasto de árvores garantiria maior captura de gás carbônico da atmosfera para fazer fotossíntese, além de sombra para os animais descansarem e engordarem.


A proposta de projeto de lei foi apresentada por um pesquisador da Embrapa de Mato Grosso do Sul que encaminhou sugestão ao parlamentar na Assembleia Legislativa.


A iniciativa estabelece também que o poder público garantirá a orientação técnica e a distribuição de mudas para o plantio.


O prazo máximo para a adequação é de cinco anos.

“O plantio de árvores é uma excelente opção para os criadores, pois além de ter um baixo custo dá condições de melhorar os ecossistemas, em áreas de altos índices de degradação”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails