terça-feira, 14 de setembro de 2010

Congresso Brasileiro de Automática inova e será o primeiro evento neutralizado da categoria

O XVIII Congresso Brasileiro de Automática já entrou para a história por ter mais de mil trabalhos inscritos. Além disso, outro fato inédito é o número de participantes, cerca de 900 pessoas. Entretanto, a ação mais marcante do evento é a neutralização dos gases de efeito estufa emitidos pelo CBA 2010, sendo o primeiro evento da categoria a ter tal atitude.

Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Automática, que junto com a ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB neutralizou por meio do plantio de árvores a quantidade de CO2 gerada em função da realização do evento.

A entrega do certificado de neutralização do CBA 2010 foi realizada dia 12, na cerimônia de abertura. Na ocasião o Diretor do IASB Airton José Silva Garcez também fez a entrega de uma muda de Cedro ao presidente da comissão organizadora do Congresso, Antonio Padilha Feltrin.

Para neutralizar as emissões do congresso serão plantadas 64 mudas de árvores, distribuídas entre 50 espécies nativas, tais como: Pororoca, Jatobá-mirim, Embaúba, Angico, Caroba, Mutambo, Aroeira, Ipê-amarelo, Cedro, Peroba-rosa, Piúba, Figueira, Ingá, Seputá, Ximbuva, Para-tudo, Mangaba, Tarumã, Cebolão, Manduvi, Genipapo, Jaracatiá, Pindó, Bocaiúva, Bacuri, dente outras.

O plantio das mudas será realizado no município de Bonito, numa forma de não deixarem impactos nesta região de beleza inigualável, mas sim boas lembranças da passagem dos congressistas.

Como a absorção de carbono se dá ao longo do crescimento da árvore, o IASB se compromete com o monitoramento e reposição das mudas durante os próximos dois anos, na busca de garantir sua sobrevivência. Assim, quem retornar a esta cidade daqui a alguns anos poderá conhecer uma pequena floresta, desenvolvida com a colaboração dos organizadores e participantes do XVIII Congresso Brasileiro de Automática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails