segunda-feira, 20 de setembro de 2010

IBGE aponta os vilões emissores dos gases-estufa

Todo mundo já ouviu ou sabe ao menos um pouco sobre o que é o efeito estufa. Como na maioria das vezes ele é divulgado como algo ruim, é importante relembrar que o efeito estufa é natural. Diferente do que se pensa, ele não irá acabar com a vida no planeta Terra ou algo semelhante, e sim é somente o efeito adicional de estufa, causado pelo homem, que cria todo o problema.
Este mês, o IBGE divulgou uma informação impactante. No Brasil, os piores vilões que causam o aumento do efeito estufa são as queimadas e o desmatamento irresponsável. Segundo as pesquisas, eles são responsáveis por cerca de 75% das emissões dos gases-estufa verde e amarelos. Com isso, o Brasil, mesmo sendo um país em desenvolvimento, entra na lista dos 10 maiores emissores destes gases.

Os gases do efeito estufa realizam com a radiação da Terra o mesmo que um casaco faz com o nosso corpo: permanecer o calor e formar uma camada de ar morno em torno de sua superfície. A vida no planeta só é possível por conta deles, que mantêm a temperatura agradável para a nossa existência. Mas quando eles são soltos com exagero, a temperatura tende a subir - é o que está acontecendo.

Diferente dos demais países, que emitem grande quantidade de gases-estufas por queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), no Brasil, o principal agente é a destruição da vegetação natural, principalmente na Amazônia e no Cerrado. Porém ainda há uma esperança: os dados do IBGE mostram também um certo declínio em relação aos desmatamentos entre 2002 e 2008. E como ainda é cedo para ver o estrago causado pelas queimadas na época da seca deste ano, teremos que esperar os próximos estudos para saber se ainda há queda nesses dados.

Por Bárbara Borges (http://www.bonitobrazil.com.br/)
Com informações IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails