quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MMA tem agenda de eventos para florestas

Da Agência Ambiente Energia - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) prepara uma agenda de eventos para marcar o Ano Internacional de Florestas, declarado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). O objetivo do MMA com a agenda é aumentar a conscientização sobre a importância das florestas para as pessoas, com destaque para a conservação, o manejo e o desenvolvimento sustentáveis. No dia 24 de janeiro, em Nova Iorque (EUA) acontecerá o lançamento do Ano, cujo tema é "Florestas para as pessoas", durante a 9ª Sessão do Fórum das Nações Unidas para Floresstas (UNFF, na sigla em inglês).

As florestas cobrem 31% da área terrestre. O Brasil é o segundo país com a maior extensão florestal do planeta, com 516 milhões de hectares de florestas naturais e plantadas, ficando atrás apenas da Rússia. O número equivale a 60,7% do território, de acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

A maior parte das florestas brasileiras - 190.119.140 de hectares - ainda tem uso prioritário desconhecido ou indefinido, seguido pelos 128.244.660 hectares das reservas extrativistas, reservas de desenvolvimento sustentável - unidades de conservação de uso sustentável - e terras indígenas, consideradas função prioritária de serviço social, por incluir populações indígenas e comunidades tradicionais entre as beneficiárias do uso da floresta.

A outra parte da área de florestas está dividida entre os seguintes usos: 85.148.800 de hectares para proteção do solo e recursos hídricos (estimativa de 10% da área total do país em áreas de preservação permanente); 49.991.010 de hectares para conservação da biodiversidade em unidades de conservação federais e estaduais, em sua maioria de proteção integral; 32.284.110 de hectares para a produção madeireira e não madeireira em florestas nacionais, estaduais e florestas plantadas; e 30.798.320 de hectares de áreas de proteção ambiental, outra categoria de unidades de conservação de uso sustentável que permitem usos múltiplos, como áreas urbanas.



Fonte: Ambiente Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails