terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jogos ambientais que estimulam a participação para a conservação da natureza

No último dia 21 de setembro, o IASB desenvolveu diversas atividades de educação ambiental na Praça da Liberdade, em Bonito/MS. Nesta data, é comemorado em todo o país o Dia da Árvore, este bem tão precioso e de fundamental importância para a manutenção da vida.

Como proposta da atividade, buscou-se elaborar atividades participativas e de cunho ambiental, para a sensibilização de jovens e adultos. Assim, foi produzido o jogo “Caminhos da Serra” e o “Zoocoria”, ambos buscando integrar atores de diferentes idades e formações na defesa da qualidade do meio ambiente.

“Caminhos da Serra”

O jogo “Caminhos da Serra” foi baseado no jogo Fique Legal! da APREMAVI, e consiste num tabuleiro de 10m X 5m que deve ser estendido sobre uma superfície plana e preferencialmente com grama.

Deve ser jogado com um dado de 6 lados e o jogador é o marcador. A cada rodada o participante deve jogar o dado uma vez e andar o número de casas correspondentes ao resultado do dado, se a casa onde o jogador parou tiver alguma instrução deve ser realização a ação que se pede, antes do próximo jogador lançar os dados. Quem for mais cuidadoso com a preservação do meio ambiente vai ganhar o jogo e ser um defensor da natureza.






 “Zoocoria”

Zoocoria significa a dispersão de sementes realizada por animais, assim fica fácil imaginar como seria esse jogo certo? O jogo de Zoocoria foi uma releitura do jogo Chiropterocoria, criado pelo Laboratório de Chiroptera da UNIDERP. Foram produzidas máscaras de animais da região da Serra da Bodoquena, são quatro animais dispersores e dois animais predadores. São 19 jogadores no total, sendo 4 grupos com 4 atores cada para os animais dispersores, e 1 grupo com 3 atores que serão os predadores. Ganha quem transportar o maior número de sementes para o outro lado sem que o predador o “pegue”. Porém, existem muito detalhes que só serão contados depois.




Ficou curioso para saber mais ou ficou com muita vontade de jogar? Entre em contato com a equipe do IASB, pois estes jogos ambientais fazem parte do Projeto Ilhas Verdes, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental e agendando poderemos desenvolvê-los na sua escola, creche ou na sua comunidade.

Maiores informações, plantebonito@iasb.org.br ou pelo telefone (067) 3255-1920.
Por: Marilizi Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails