segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O fim do Ano Internacional das Florestas


Antes que dezembro acabe, veja o filme “Florestas e Homens”, do diretor Yann Arthus-Bertrand, que mostra a importância das árvores na sua vida.



Foto: divulgação

Estamos chegando ao fim de 2011 e, consequentemente, também ao fim do Ano Internacional das Florestas da ONU. Esse alerta das Nações Unidas vem ganhando contornos irônicos no Brasil: ao mesmo tempo em que o mundo clama por mais cobertura verde, o país com a maior biodiversidade do planeta está prestes a aprovar uma lei ambiental que pode contribuir para diminuir ainda mais as florestas de seu território. Parece que o alerta não funcionou muito bem por aqui!

Mas afinal, por que é importante preservar as florestas?

Para começar, elas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Também são elas que regulam os ciclos de chuvas, filtram a água e o ar, equilibram a temperatura do globo, controlam pragas e oferecem matérias-primas para medicamentos. Isso, sem contar outros inúmeros serviços que as florestas prestam gratuitamente ao homem. Portanto, de uma forma ou de outra, toda a vida na Terra depende delas.

O filme “Florestas e Homens”, do renomado diretor e fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, mostra bem essa importância e vai além. Em determinado momento, ele fala que as árvores criam redes, trocam sinais elétricos e químicos, organizam cooperações… Enfim, “falta muito a se entender sobre a inteligência dos vegetais”.

Assista ao vídeo abaixo e entendenda um pouco mais sobre a importância das florestas na sua vida!



Fonte: Mundo Sustentável (Em: www.painelflorestal.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails