segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cresce área de florestas plantadas em MS

São seis anos de conquistas e avanços, em busca de consolidar a silvicultura em Mato Grosso do Sul. A Reflore/MS, que é Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas, reúne hoje doze importantes empresas da cadeia produtiva da floresta, que têm sede ou filial no Estado. 
Quando a Reflore iniciou as atividades, eram apenas seis empresas associadas e Mato Grosso do Sul tinha aproximadamente 100 mil hectares de florestas. Hoje, dobrou o número de associados e o estado tem algo próximo de 500 mil hectares plantados, beirando a previsão inicial, que era de atingir 600 mil hectares em 2015. Com os avanços, a projeção agora é dobrar a área plantada hoje, e alcançar um milhão de hectares em 2020. 
Ao longo do tempo foi-se desenvolvendo no Estado uma ambiência favorável à silvicultura, com a consolidação de parcerias, incentivos, facilidade de relacionamento e comunicação com as instâncias governamentais, além da organização do próprio setor, que é fundamental para uma política eficaz para a ampliação das atividades de forma planejada e eficiente.
Apesar dos avanços, ainda há dificuldades e desafios a superar, e, por isso, o momento é de rever estratégias em busca de mais fortalecimento para o setor. A avaliação é do presidente da Reflore, reeleito em dezembro.

Mais Floresta 
O Programa Mais Floresta foi idealizado para apresentar a silvicultura como alternativa de diversificação na produção para aumentar a geração de renda do produtor rural. 
Desde o início, o Mais Floresta conta com a parceria da Painel Florestal, que transmitiu a maioria dos eventos, potencializando o disseminação das informações. 
Durante o ano de 2011 foram dez workshops, em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul, atingindo uma participação média de cem produtores em cada evento. 
O último do ano foi realizado em Campo Grande, na sede do Sindicato Rural. 
Os participantes ouviram palestra e puderam tirar dúvidas a respeito do cultivo de seringueira e eucalipto. E o interesse tem aumentado sensivelmente. Quem foi conhecer o Mais Floresta confirma que a silvicultura é uma proposta atraente, principalmente pela possibilidade de figurar como alternativa para diversificar a produção. 
O Mais Floresta retoma as atividades em fevereiro de 2012, com agenda para mais onze municípios. Confira a programação e acompanhe as atividades através do portal Painel Florestal. Assista as matérias. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails