terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Número de serrarias cresce 87,5% no período de 11 anos em MS


Mato Grosso do Sul teve um aumento de 87,5% no número de empresas que se dedicam à serraria. Os indicadores quase dobraram entre os anos de 2000 e 2011, segundo informações da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul – Jucems. "É claro que existe um crescimento no setor imobiliário e isso estimula com que outras empresas também passem a operar. Hoje, a madeira é um mercado em alta", explica o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS - Senar/MS, Clodoaldo Martins, como um dos motivos que ocasionaram o aumento de serrarias.


Essa informação demonstra o aumento na procura pela madeira e o nicho que se abre para os produtores rurais com o plantio de eucalipto. Hoje a demanda mundial para madeira é de 3,3 bilhões de metros cúbicos por ano. Em 2007, conforme os dados da Reflore-MS, Mato Grosso do Sul plantava aproximadamente 227 mil hectares de florestas. Em 2011, o Estado atingiu um total de 500 mil hectares, sendo quase exclusivamente de plantio de eucalipto. Para 2030, a expectativa é que MS tenha 1 milhão de hectares plantados.



Durante o Showtec 2012, por conta do crescimento dessa demanda, o plantio de Florestas em Mato Grosso do Sul será um dos temas dos giros tecnológicos. As palestras serão no dia 27 de janeiro, das 14 às 15h30. Além do tema “Florestas Plantadas em Mato Grosso do Sul”, serão abordados os assuntos “Planejamento de Florestas Plantadas para Uso Múltiplo” e “Plantio de Seringueira no Mato Grosso do Sul”.



Conforme a Associação Brasileira de Florestas Plantadas, MS ocupa o quarto lugar no plantio de eucalipto. O que mais atrai o produtor é o rendimento: Depois de sete anos, com investimento inicial de R$ 5 mil/ha, a madeira do eucalipto vale R$ 15 mil/ha. Se for para serraria, esse valor pode ser triplicado.




Showtec



Realizado pela Fundação MS, o Showtec acontece em Maracaju (MS), nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2012. Para esta edição, o tema para o evento será “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental” e comemora os 20 anos da entidade realizadora, responsável por incentivar e promover pesquisas para a melhoria das produções na região Centro-Oeste do Brasil. Para essa edição são esperados 15 mil visitantes.



O evento é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur - e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer -, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, da Associação de Produtores de Soja – Aprosoja/MS e o Sindicato e Organização da Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul - OCB/SESCOOP/MS com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS, Banco do Brasil e da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul - Biosul.



Informações sobre evento podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br, pelo telefone             (67) 3454-2631       ou pelo e-mailfundacaoms@fundacaoms.org.br


Fonte: Portal Painel Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails