terça-feira, 12 de junho de 2012

ATBC 2012: compensação de carbono será feita pelo Programa Plante Bonito/IASB



O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), estimou que o 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation – ATBC 2012, evento a ser realizado em Bonito/MS no mês de junho (19 a 22/6), vai gerar cerca de 10 toneladas de gases do efeito estufa (GEEs) com atividades locais durante o evento. A fim de compensar estas emissões, 143 mudas serão plantadas em áreas que requeiram o reflorestamento na região de Bonito.

As emissões foram calculadas por meio do Programa Plante Bonito, desenvolvido pelo IASB desde 2007. Com uma metodologia própria, baseada no GHG Protocol Brasil, o programa faz estimativas para eventos, publicações, viagens e atividades empresariais.

Tabela 1- Mudas necessárias para compensar gases de efeito estufa (GEEs) emitidos pelo ATBC 2012, evento a ser realizado em Bonito, MS.
Fonte de emissão
Emissões de GEE (kg)
Mudas necessárias
Transporte rodoviário local
5590.00
79.8
Transporte urbano
1652.04
23.6
Almoço e coffee-breaks
45.36
0.6
Coquetel e jantar
22.68
0.3
Energia, resíduos e esgoto
2678.00
38.3
Total
9988.08
142.6


Além disso, uma quantidade adicional de GEEs muito significativa será emitida através da viagem dos participantes a partir de suas cidades natais para Bonito/MS. A fim de compensar estas emissões, a ATBC 2012 irá promover uma campanha através da comercialização das camisetas oficiais do evento: cada camiseta vendida irá patrocinar uma muda. 

Assim, será possível plantar as mudas necessárias para compensar as emissões adicionais. Para cada camiseta comprada, o participante receberá um certificado eletrônico que irá confirmar a sua contribuição ao Programa Plante Bonito/IASB. E ainda, vai informações sobre como acessar os relatórios das mudas plantadas.

O Programa Plante Bonito realizará o plantio a partir do mês de outubro de 2012 em propriedades localizadas na Microbacia do rio Mimoso, em áreas de mata ciliar, principalmente. A partir do plantio, as mudas serão monitoradas pelo período de 24 meses. Maiores informações sobre os plantios poderão ser obtidas no estande do IASB durante o evento, pelo site: www.iasb.org.br, Blog: www.plantebonito.blogspot.com ou pelo e-mail: plantebonito@iasb.org.br.

Por Erich Fischer / Liliane Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails