quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Parque Nacional da Serra da Bodoquena comemora aniversário com plantio de mudas

No último dia 21 de setembro em comemoração ao Dia da Árvore e ao 13º aniversário do Parque Nacional da Serra da Bodoquena o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB com o apoio do ICMBio realizou o plantio de 500 mudas na unidade de conservação em um único dia

Esta ação só teve sucesso devido ao envolvimento direto do Chefe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Sandro Roberto da Silva Pereira, que juntamente com a brigada de incêndio trabalhou incansavelmente na última semana para o preparo da área e abertura das covas. Sandro Pereira também providenciou 3kg de hidrogel para utilização no plantio, visando o bom desenvolvimento das mudas plantadas. A equipe do parque nacional também se empenhou no convite à comunidade para participar desta ação comunitária e inédita no município. Alunos das escolas municipais, do curso de guia de turismo e voluntários de diversos setores estiveram presentes para colaborar um pouco com a natureza. Ao todo participaram 90 pessoas.

De acordo com Liliane Lacerda, bióloga do IASB, das 500 mudas nativas plantadas 360 foram patrocinadas pelas empresas que formam o grupo “Empresários em Ação 2013”. As demais mudas foram patrocinadas por outras empresas, pessoas físicas e eventos, sendo eles: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 13º Simpósio de Controle Biológico; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT (Agências de Bonito, Bodoquena e Jardim) e, internautas que apoiaram as mudas por meio da lojinha OnLine do IASB. Esta ação contou ainda com o apoio do Fundo Socioambiental CASA. 

Outro fato inédito deste dia foi a visitação no primeiro atrativo do parque, que ainda está em preparação e planejamento. A visita teve a intenção de avaliar a reação das pessoas quanto à beleza, o percurso, o acesso, dentre outros, para que se aprimore cada vez mais a visitação pública no local. 

A visitação foi conduzida pela equipe do ICMBio e Brigada de Incêndio. Conhecida ainda como trilha do Sumidouro/Ressurgência, o percurso tem aproximadamente 2 km de extensão. De fácil acesso, sem grau de dificuldade é possível percorrer um trecho entre o Cerrado e a Mata Atlântica, se refrescando nas águas do rio Perdido. A previsão dos gestores do parque é que em breve, após a implantação de deques, estudo de capacidade de carga, dentre outras ações, esta trilha seja aberta.

Para Liliane, as ações do IASB e das outras instituições que apoiam o parque é fundamental para a valorização e preservação desta área de preservação, única no estado de Mato Grosso do Sul.

Chefe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena recepcionando os participantes do plantio 

Bióloga do IASB fala da importância da ação desenvolvida em parceria com o ICMBio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails