terça-feira, 12 de novembro de 2013

Festival das Águas terá exposição sobre a Serra da Bodoquena

A convite da Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB estará participando entre os dias 15 e 16 de novembro do lançamento do "Festival das Águas", realizado no município de Jardim/MS.
O “Festival das Águas” visa exaltar temas atuais com foco no futuro, ressaltando a importância da sustentabilidade ambiental que representa o ideal em relação à exploração dos recursos naturais do planeta focando a utilização e preservação das águas, além ainda, de divulgar a cultura sul mato-grossense.

O evento contará com mesas redondas, palestras e um debate nacional com autoridades locais e do país sobre a temática "Água".
Para o evento além dos materiais de divulgação institucional, a equipe do IASB levará a Exposição Biomas da Serra da Bodoquena.  Ao percorrer um túnel de 14 metros de comprimento, os visitantes poderão viajar pelo universo dos biomas presentes na região. Informações sobre o Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica estão disponibilizadas em textos curtos e de fácil compreensão, transmitindo a todos a importância do lugar onde vivem. É a primeira vez que o município de Jardim receberá esta exposição. Na ocasião também serão divulgadas ações de restauração florestal do programa Plante Bonito, que atualmente recebe patrocínio do Fundo Socioambiental CASA e do Projeto Ilhas Verdes voltadas para os produtores rurais que tiverem interesse em recuperar áreas de mata ciliar. Este projeto recebe o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. E ações do 
Festival das Águas
O objetivo deste lançamento é tornar o "Festival das Águas" o principal evento da região da Serra da Bodoquena de grande expressão nacional e internacional, assim fixando o mesmo no calendário de sustentabilidade ambiental e cultural do MS, tornando-se referência sobre discussão do tema "Água" no âmbito nacional que discutirá os problemas e as soluções para a preservação deste bem que está ameaçado em longo prazo.

Confira abaixo a programação do evento e participem:

Festival das Águas de Jardim
Data: 15 e 16 de novembro de 2013
Local: Praça Evandro Bazzo / Centro de Convenções Oswaldo Monteiro - Jardim/MS
Promoção: Prefeitura de Jardim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento

Parceiros: ANA – Agência Nacional das Águas, UEMS, Universidade do Mato Grosso do Sul, UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, Sanesul, Governo do Estado do MS, SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Fundação de Cultura FIC, Mirage Aero Combustível.
Programação
Sexta 15 de novembro
09h00 - Apresentação Cultural na Tenda gota D`água com o grupo teatral Histórias de Alva Gaia - aventuras em educação ambiental
Local: Praça Evandro Bazzo,Tenda Gota D` água.
10h00 – Declamação de poesia “ Água em gotas de chuva” de Marcos Coelho e o cordel “Água Simplesmente água” de Ruth Hellmann da Sanesul MS.
Local: Praça Evandro Bazzo Tenda Gota D`água 
10h30 – Palestra com Professor Dr Edmilson de Souza (UEMS) tema: Água e atmosfera: Olhares sobre sua interface.
Local: Praça Evandro Bazzo Tenda Gota D`água 
15h00 – Mesa Redonda autoridades seguida da palestra da Professora Márcia Regina Russo da UFGD com o tema: “Importância da qualidade da água na Piscicultura.”
Local: Centro de Convenções Oswaldo Monteiro 
15h00 - Apresentação Cultural  na Tenda Gota D`água com o grupo teatral Histórias de Alva Gaia - aventuras em educação ambiental
Local: Praça Evandro Bazzo, Tenda Gota D`água.
16h00 - Palestra com o Deputado Estadual Paulo Correa com o tema: Lei das águas cristalinas. Aquíferos Guarani e a importância do Rio Miranda.
Local: Centro de Convenções Oswaldo Monteiro
         
16h00 - Gincana Gota D`água
Local: Praça Evandro Bazzo, Tenda Gota D`água.
Shows
21h30 – Gerry Espíndola e as pétalas de pixe
23h00 - Mochileiros
Local: Palco Principal - Praça do Encontro
Sábado, 16 de novembro.
09h00 – Conferência com palestrante representante da ANA – Agência Nacional das Águas  Egon Krakhecke  com o tema: Água e Agricultura Sustentável no Brasil.
Local: Centro de Convenções Oswaldo Monteiro.
10h00 - Palestra com o Engenheiro Ambiental Osvaldo Esterquile Junior  - "A conservação ambiental aliada à visitação turística em Unidades de Conservação Particular".
Local: Centro de Convenções Oswaldo Monteiro.
20h00 – Recepção autoridades 
Local: Centro de atendimento ao Turista CAT.
20h00 - ...
Local: Praça do Encontro
21h00 - Osmar da Gaita  
Local: Praça do Encontro
21h00 – Premiação dos alunos vencedores do concurso cultural do “Brincando e pintando a água do Brasil” e declamação da poesia de Jardim de autoria do secretário de Desenvolvimento Econômico Tadeu Ruiz.
22h00 – Lançamento Oficial do Festival das ÁGUAS DE JARDIM com Autoridades
Local: Praça do Encontro
23h00 - SHOW RENATO TEIXEIRA
Local: Praça do Encontro
01h00 – Encaixasamba
Local: Praça do Encontro
Com informações Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento de Jardim/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails