terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mutirão de produção de mudas é realizado em Viveiro


Para que seja possível a recuperação de uma área degradada se faz necessário ter mudas de espécies nativas prontas, com qualidade e com uma diversidade de espécie para o plantio.

 
Com isso, foi criado na RPPN Cabeceira do Prata um viveiro que pudesse atender as demandas do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB cujo principal objetivo é recuperar áreas da região da Serra da Bodoquena.
 
Hoje, além das atividades de reflorestamento desenvolvidas pela RPPN e dos pedidos de turistas, o viveiro atende principalmente o projeto Projeto Plante Bonito, atualmente patrocinado pelo Fundo Socioambiental CASA, o Projeto Ilhas Verdes e ações de doação de mudas a proprietários rurais e a população local durante eventos realizados pela instituição.
 
Devido ao aumento da demanda por mudas, provocada pelos projetos do IASB, a produção do viveiro teve de ser potencializada no último mês. Para isso, a equipe técnica da instituição em parceira com a equipe da RPPN Cabeceira do Prata e a Brigada de Incêndio do ICMBio/PARNA Serra da Bodoquena realizaram um mutirão de produção de mudas no Viveiro da RPPN.

Em um dia mais de 5.300 tubetes foram preenchidos com terra e substrato, já na última semana os mesmos foram todos sementeados com sementes de ipê amarelo, ipê roxo, ipê branco, peroba, amendoim do campo etc..Todas sementes foram coletadas pela equipe do viveiro e do IASB na região da Serra da Bodoquena.
 
Assim, daqui alguns meses as mesmas estarão prontas para serem utilizadas nos reflorestamentos apoiados ou executados diretamente pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB e/ou pela RPPN Cabeceira do Prata. 


IASB
Fotos: Osvaldo Esterquile Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails