quinta-feira, 25 de março de 2010

Guia Ecoturístico Amigo da Natureza



A preocupação com a minimização dos impactos do aquecimento global levou o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB e a Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região - ATRATUR a se unirem em uma ação inédita no município de Bonito.


As emissões de gás carbônico (CO2) geradas durante a edição do Guia Ecoturístico Bonito - Serra da Bodoquena foram compensadas pelo plantio de 150 árvores nativas em uma Área de Preservação Permanente, dentro do Programa Plante Bonito da ONG.


O Guia Ecoturístico é a primeira publicação local a contribuir com a redução de uma das principais causas do efeito estufa.


Realizando este plantio, além de compensar a emissão do guia, a ATRATUR e o IASB estão contribuindo para a manutenção da biodiversidade e conservação dos recursos hídricos da Serra da Bodoquena.


Trata-se de uma pequena ação que ser for replicada, poderá trazer grandes impactos na melhoria da qualidade de vida nas próximas décadas.

O IASB

O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundado em 2002, por pessoas com formação e experiências variadas na área rural e ambiental. Tem como missão gerir os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger os solos, matas, rios e a biodiversidade da Região da Serra da Bodoquena, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O IASB implanta projetos nas áreas de recuperação e educação ambiental, buscando incentivar a proteção dos recursos naturais.


O PROGRAMA PLANTE BONITO


O Programa Plante Bonito foi lançado em novembro de 2007 com o plantio de 100 mudas às margens do córrego Restinga, em Bonito/MS. Atualmente conta com o apoio de 38 empresários, 3 escolas, 6 associações e 15 pessoas físicas que possibilitaram até o momento o plantio de 3.000 mudas em 10 propriedades rurais distintas, localizadas em 02 municípios, Bonito e Jardim.


Como pode ser visto, com o apoio empresarial está sendo possível reflorestar áreas desmatadas, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e a manutenção de todas as formas de vida que dele dependem. Para as empresas participantes do Programa, além do reconhecimento pela atitude louvável de conservação dos recursos naturais, ela também recebe diversos outros benefícios que só vem a fortalecer o apoio dispensado.


O GUIA ECOTURÍSTICO BONITO - SERRA DA BODOQUENA

O Guia Ecoturístico Bonito - Serra da Bodoquena é uma iniciativa da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região - ATRATUR com o objetivo de divulgar ao Brasil e ao mundo o potencial turístico existente na região. O guia traz as mais belas e impressionantes imagens de atrativos naturais, além de trazer várias informações úteis como dicas de viagem e listagem de importantes serviços turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails