terça-feira, 22 de março de 2011

Gestão de Florestas é indicada a prêmio internacional

O Brasil foi indicado nesta segunda-feira (21) para concorrer ao prêmio Future Policy Award 2011, que escolherá as políticas florestais mais inspiradoras e inovadoras que contribuem para a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.

Disputam o prêmio 19 políticas de 16 países, entre os quais Butão, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Gâmbia, Guatemala, Nepal, Noruega, Quênia, Índia, Indonésia, Ruanda, Turquia e Vietnã.

Só o Brasil participa com três iniciativas, entre elas, a Lei de Gestão de Florestas Públicas, aprovada em 2006, que estruturou a gestão das florestas no país e trouxe entre suas inovações o amparo legal para as concessões de floresta, além de prever a criação de um órgão cuidar do tema em âmbito federal, o Serviço Florestal Brasileiro.

"A indicação da Lei representa o reconhecimento de uma política pública inovadora que pode garantir ao país no longo prazo a oferta perene e sustentável de madeira e outros produtos florestais com origem exclusivamente legal, além de contribuir significativamente para o alcance das metas de redução do desmatamento", afirma o diretor de Ações Estratégicas do Serviço Florestal, Marcus Vinícius Alves.

Também são candidatos brasileiros ao prêmio o plano de ação nacional da biodiversidade, de 1998, no que se refere aos aspectos florestais, e o Fundo Amazônia, que capta doações para investimentos não reembolsáveis em prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e promoção da conservação e do uso sustentável das florestas na Amazônia.

Os concorrentes foram indicados por entidades como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

O Future Policy Award é promovido pela World Future Council, entidade de estudo de política internacional sediada na Alemanha que este ano escolheu premiar iniciativas de política florestal em comemoração ao Ano Internacional das Florestas.

Os vencedores serão anunciados no dia 21 de setembro em uma cerimônia na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos EUA, organizada em parceria com o secretariado do Fórum das Nações Unidas para Florestas (UNFF), com o secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCBD) e com a organização Wildlife Conservation Society.



Fonte: Portal Ambiente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails