sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Alunos de Bonito participam de Dia de Campo com o IASB

Cerca de 20 pessoas participaram no último dia 27 do Dia de Campo realizado pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Recanto Ecológico Rio da Prata.


Na primeira parte da visita técnica os alunos foram recebidos pelo colaborador da fazenda, Valdenir Souza, que apresentou a recepção do estabelecimento, a sala de equipamentos ressaltando a importância do uso corretos do equipamentos para realização das atividades.



Visitaram o minhocário e entenderam como minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. Também visitaram a Horta Orgânica que abastece a fazenda e o espaço da compostagem que produz adubo para horta e os plantios. 


No sementário, conheceram os cuidados e como são armazenadas as sementes e como atividade prática, com auxilio de um livro tiveram que identificar uma espécie de semente através das características da mesma.

Ao final da primeira parte visitaram o viveiro de mudas florestais e plantaram algumas espécies de sementes em tubetes, assim conheceram os processos de produção de mudas,os estágios de crescimento e o preparo do solo.

Já na segunda parte, como uma das linhas de ações do Programa Plante Bonito, atualmente patrocinado pelo Fundo Socioambiental CASA os alunos realizaram um plantio de 30 mudas nativas, essa atividade é realizada gratuitamente com estudantes das escolas publicas e privadas do município de Bonito/MS. Especialmente nessa ação foi feito plantio em ilhas, que é uma metodologia de plantio que vem sendo incentivada pela instituição através do projeto Ilhas Verdes. 

Ao final, após um delicioso lanche, os mesmo descreveram suas impressões em relação a atividade.
O IASB planeja dar continuidade nas ações do Programa de Voluntariado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails