quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Empresários em Ação

Evento realizado a cada dois anos em comemoração ao dia da Árvore (21 de setembro) demonstrando iniciativa e comprometimento ambiental do setor empresarial do município de Bonito. 

A ação envolve diversas atividades de Educação Ambiental entre elas doação de mudas nativas, oficinas recreativas de sensibilização ambiental e um plantio de mudas em área de preservação.

Para apoiar o evento o empresário deverá realizar uma doação de R$120,00 (cento e vinte reais), que ajudará no custeio das despesas e será revertido em 10 mudas nativas a ser plantada em área de preservação. Também é muito bem vinda a participação presencial de um representante da empresa no dia do evento, podendo interagir com as atividades de Educação Ambiental e na ação do Plantio das Mudas Nativas.

A primeira edição do projeto foi em 2009 e contou com a participação de 33 empresas e três associações do trade turístico. No total foram plantadas 360 mudas na área do Parque Ecológico do Rio Formoso e realisadas doações de mudas na praça municipal.

Em 2011 ocorreu a segunda edição do projeto Empresários em ação, podendo ser considerado como segundo evento de maior mobilização popular envolvendo a questão ambiental no município, sendo que o primeiro é a Feira Ambiental e Social também realizada pelo IASB. 

O sucesso do evento se deu graças a participação em patrocínio de 33 empresas, 02 associações do trade turístico (ABH e ATRATUR), a rádio comunitária “A voz do Rincão”, Agenor do Som e Associação Amigos da Brazil Bonito. As parcerias estabelecidas com o Departamento de Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal, também com a Secretaria de Assistência Social de Bonito, através do Projeto Jovens do Futuro, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena – ICMBio, que liberou a Brigada de Incêndio para implantar metodologia proposta pelo Projeto Ilhas Verdes, o Viveiro de Mudas da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, que doou as mudas nativas para o plantio, também a participação voluntária de acadêmicas da UFMS, Campus de Bonito.

A união de todos estes colaboradores foi fundamental para o enriquecimento e sucesso da mobilização, possibilitando o plantio de 330 mudas de espécies nativas em área de mata ciliar, participação das principais escolas estaduais de Bonito: Bonifácio Camargo Gomes e Luiz da Costa Falcão, ações de sensibilização e educação ambiental na Praça da Liberdade como: jogos, doação de materiais didáticos do IASB aos professores presentes no evento, pintura facial com temas ambientais e doação de 668 mudas à população bonitense que visitou a Praça da Liberdade.

Este ano será a terceira edição do “Empresários em Ação” e tudo indica que será tão bom como os outros anos, já iniciamos as visitas e estamos em busca dos parceiros e apoiadores para mais uma vez unir os esforços e garantir o sucesso das atividades. O evento é uma das ações previstas no  projeto “Plante Bonito: programa de recuperação das matas nativas da Serra da Bodoquena”, aprovado em dezembro de 2012 pelo Fundo Socioambiental - Casa.

Fica aqui nosso convite, caso queria apoiar e participar da ação contate-nos! plantebonito@iasb.org.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails